Abertura oficial do ano letivo de 2022, seguiu as determinações estabelecidas na Portaria nº 22 de 24 de janeiro de 2022, que dispõe sobre o retorno das aulas presenciais no âmbito do Município de Pires do Rio, diante do cenário de enfrentamento ao COVID-19 e suas variantes.

Em Pires do Rio, as aulas presenciais nas 7 unidades escolares da rede pública municipal de ensino, tiveram início nesta segunda-feira, (24). De acordo com a SME, até o momento, a previsão é de que neste ano as aulas aconteçam exclusivamente no regime presencial e contando com a participação dos quase 1.742 alunos matriculados. Já as Creches Municipais retornarão com suas atividades normais no próximo dia 21 de fevereiro, exceto o Pro Infância, Luara Sisterolli de Carvalho Andrade, que só voltará após a reforma e melhoramento do prédio.

A Secretaria Municipal de Educação de Pires do Rio, está trabalhando para que o retorno presencial ocorra de maneira segura, levando em consideração que a transmissão da COVID-19 se dá pelo contato, por meio do toque, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, bem como contato com objetos ou superfícies contaminadas e é extremamente necessário o uso de máscara e álcool gel, neste sentido, além da vacinação, que já está avançada na terceira dose e das crianças que já começaram a ser imunizadas em Pires do Rio, todas as unidades seguirão os protocolos de segurança para prevenir a disseminação do vírus e assegurar ao mesmo tempo a qualidade do ensino.

Conforme orienta a Secretaria Municipal de Educação -SME, o primeiro movimento das unidades educacionais da Rede Municipal será no sentido de orientar os alunos em relação ao comportamento e aos cuidados que devem ser tomados neste momento de pandemia. O uso de máscara será indispensável. Durante as aulas e atividades recreativas, deverá ser mantido distanciamento seguro entre os alunos. As unidades terão também constantes orientações, acompanhamento e todo material necessário para a devida higienização.

A Prefeita Cida Tomazini juntamente com a Secretária Municipal de Educação Kamyla Cambrea esteve em visita em algumas escolas acompanhando o retorno das crianças ao ambiente escolar. As visitas serão constantes para assim poder de perto acompanhar a educação municipal em nosso município após o longo período de educação remota.

Reportagem: Departamento de Comunicação