A Prefeitura de Pires do Rio, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a Campanha de Imunização Infantil contra a Covid-19 nesta segunda-feira, 17 de janeiro, vacinando crianças de onze anos de idade, nesse primeiro momento foram vacinadas 79 crianças de 11 anos de idade. A Secretaria Municipal de Saúde de Pires do Rio está agilizando para tentar dar continuidade a campanha na próxima segunda feira, 24 de janeiro, e continuar atendendo crianças de 11 anos de idade. O número de crianças que serão vacinadas será de acordo com as doses enviadas pela Regional de Saúde da Estrada de Ferro.

O escalonamento, feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Pires do Rio, obedecerá a ordem decrescente, iniciando com crianças de 11 anos de idade até alcançar as de 5 anos. A princípio, a determinação do Programa Nacional de Imunização – PNI, é de não priorizar crianças com deficiência permanente ou com comorbidades. Para receber a vacina contra a covid-19 é necessário que a criança esteja acompanhada pelo responsável legal. Caso o responsável não possa acompanhar a criança, será necessário uma autorização devidamente preenchida e assinada pelo responsável, que deverá ser entregue no momento da vacinação. Além disso, a aplicação da vacina ocorre mediante apresentação da certidão de nascimento ou RG e cartão SUS ou CPF. Nessa primeira fase, crianças com comorbidades ou deficiência não terão prioridade.

Como funciona a vacinação infantil: Para iniciar a etapa infantil da imunização contra a covid-19, Pires do Rio já recebeu 310 doses do imunizante da Pfizer, até o momento, o único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a vacinação de crianças. Conforme novas remessas cheguem na cidade, a SMS ampliará a vacinação para outras faixas etárias, até chegar aos cinco anos de idade. Estima-se que Pires do Rio tem 301 crianças na faixa etária de 11anos que é o público alvo dessa primeira etapa. A SMS lembra que a vacina da covid-19 não será administrada junto com outras do calendário infantil. Para as crianças, o prazo entre a aplicação desse imunizante e de qualquer outra vacina é de 15 dias. “Assim como em adultos, o esquema básico de vacinação pediátrica contra a covid-19 ocorrerá por meio da aplicação de duas doses da Pfizer, no intervalo de 8 semanas, mas a dosagem, composição e concentração da vacina infantil são diferentes da vacina aplicada em adultos”, disse o Secretário Municipal de Saúde de Pires do Rio, Bruno Maia.

Reportagem: Comunicação Governo de Pires do Rio/GO