Os preceitos bíblicos afirmam que “Deus ao criar o homem percebeu que ele precisava de uma companheira”, conselheira, amiga, o esteio para a solidificação de um lar, e foi assim na história que a mulher com o transcorrer dos séculos foi conquistando seu espaço pelo mundo inteiro, que ficou marcado por grandes batalhas e também por grandes vitórias. Lutou pela sua igualdade social, pelos seus direitos civis, pelo seu lugar na democracia quando garantiu o direito do voto e na conquista social, obteve entre elas a valorização política. Independente de sua classe social, de sua etnia, de seu linguajar, ou de sua cultura, foi valorizada.

A Prefeitura de Pires do Rio através da Casa de Cultura faz memória e presta uma homenagem à algumas mulheres brasileiras que através de suas lutas enriqueceram ainda mais os nossos anais. Mulheres estas que sempre serão lembradas como mulheres de atitudes sólidas e também estarem à frente de seu tempo, compreendidas por decisões de extrema importância tomadas em tempos árduos e até mesmo nos dias atuais. São elas:

Princesa Izabel Imperatriz, Paraguaçu – Índia Tupinambá, Chica da Silva – Escrava Alforriada, Ana Neri – Enfermeira, Anita Malfatti – Pintora, Maria Quitéria – Militar, Ana Pimentel – Procuradora e Administradora, Anita Garibaldi – Líder Militar, Maria Tomázia Figueira Lima – Abolicionista, Enedina Alves Marques – Engenheira Civil, Carlota Pereira de Queiróz – Médica e Deputada, Cecília Meireles – Escritora, Clarice Lispector – Escritora, Tarsila do Amaral – Pintora, Chiquinha Gonzaga – Compositora/ Pianista e Maestrina, Carmem Miranda – Cantora /Atriz, Elis Regina – Cantora, Irmã Dulce – Religiosa, Ruth Rocha – Escritora, Lygia Fagundes Telles – Escritora, Raquel de Queiróz – Escritora, Ana Maria Machado – Escritora, Narcisa Amália de Campos – Jornalista e Poeta, Bertha Lutz – Botânica, Advogada e Militante Feminista, Zilda Arms Fundadora da Pastoral da Criança, e a nossa goiana Cora Coralina Doceira, Escritora.

Cumprimentamos a todas as mulheres do Brasil e do Mundo e em especial as do nosso município, mulheres fortes, guerreiras, capazes de efetuar incumbências as quais lhes forem designadas. Mulher artesã, pintora, bordadeira, doméstica, vereadora, lavadeira, parteira, bancária, enfermeira, secretária, prefeita, doceira, salgadeira, escritora, costureira, cantora, líder religiosa, professora, cabeleireira, manicure, esteticista, massagista, médica, advogada, gari, benzedeira, operária, empresária, vendedora, encarregada, dona do lar.

O que seria de nossa Pátria e de nossa cidade sem vocês? Obrigado por tudo que fazem em prol a nossa cultura, e a nossa história!

“Eu sou aquela mulher a quem o tempo muito ensinou.
Ensinou a amar a vida,
E não desistir da luta,
Recomeçar na derrota,
Renunciar a palavras e pensamentos negativos.
Acreditar nos valores humanos e ser otimista.”
– Cora Coralina

Nossa gratidão imorredoura por tudo que fazem em prol à nossa Cultura e nossa História

– Departamento de Cultura de Pires do Rio – Casa de Cultura